sexta-feira, 10 de junho de 2011

Débora - Uma juíza ilustre

Ao que parece Débora era uma dona de casa quando foi escolhida para servir sua nação. Como não pertencia a uma linhagem aristocrática é identificada apenas como mulher de Lapidote.No entanto Débora foi a única mulher das Escrituras a ocupár um cargo político elevado por escolha de seu próprio povo.Apesar de suas responsabilidades domésticas provalvelmente terem ficado em segundo plano durante seu serviço ao país, antes de tornar-se juízaela referiu-se a si mesma com mãe de Israel - Jz 5, 7 - . Não vem ao caso se essa é uma referência a relação com seus próprios filhos ou uma expressão de maternidade espuiritual para com todos os filhos e filhas em Israel.
Numa nação espiritualemente carente caracterizxzada pela rejeição de Deus e por uma atitude geral em que cada um fazia como lhe parecia melhor - Jz 17,6; 21, 25; - . Débora foi em primeiro lugar uma conselheira. Exerceu liderança a sombra de uma palmeira próxima a sua casa discutindo e sugerindo soluções a pessoas com problemas. O sistema judicial estava corrompido ; o exército era impotente para defender as fronteiras do país; o sacerdócio de sua nação outrora teocrata não tinha mais nenhuma expressão; não era mais possível levar uma vida normal. Foi ness contexto que Débora se tornou juíza e por fim libertadora de seu país em tempos de guerra.
Jabim o desprezível rei de Hazor perseguia os israelitas. Assim Débora convocou Baraque da tribo de Naftali na fronteira Norte e ordenou que lel recrutasse um exército de dez mil homens de sua própria tribo e da tribo vizinha de Zebulom.
Baraque hesitou insistindo que Débora o acompanhasse no cumprimento dessa tarefa. Além de participar do processo de formação do exército Débora também sugeriu a estratégia para a batalha. No passado eus havia falado por meio de Moisés e Josué e naquele momento estava falando por meio de Débora. Javé ajudou-a enviando uma tempestade violenta - Jz 5, 4 - e numa reconstituição em menor escal da travessa do mar Vermelho, as carruagens inimigas com seus cavalos atolaram na lama.
A destruição do poder cananeu foi imortalizada por Débora e Baraque num exemplo da masi refinada poesia hebraica - um cântico de louvor a Deus descrevendo os acontecimentos que deram vitória ao povo. Muito antes de exercer sua liderança incomum e demonstrar sua capacidade de tomar decisões para salvar a nação das dificuldades. Débora era uma dona de casa - esposa e mãe em Israel. Sua compaixão foi despertada pelas atrocidades sofridas por seu povo. Débora se dispôs a fazer sua parte e recebeu vitória ao confiar em Deus, inspirando outros ao seu redor a term essa mesma confiança.
Ver Jz 5
Liderança feminina - I Sm 29
Governo e cidadania - Rm 13
Heroínas -Hb 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário