sexta-feira, 10 de junho de 2011

Raabe - Uma salvadora perspicaz

Não há dúvidas que Raabe era uma mulher inteligente.Demonstrou um conhecimento impressionante da história recente de Israel e daquilo que Deus estava fazendo pelos israelitas ao aproximarem-se de seu país. Na verdade parecia ter mais consciência da intervenção divina em favor de Israel do que os próprios israelitas. (observe a semelhança de suas palavras em Js 2, 9-11 com Js 1, 2, 11 ,13 ). Além disso fez um acordo de proteção com os espias, escondeu-os, e foi mais astuta do que os homens de seu povo que foram procurá-los. Raabe também demonstrou iniciativa ao conseguir a salvação de toda sua família. Era uma mulher de grande coragem pois ajudar os israelitas era uma traição passível de pena de morte não apenas para ela mas para todos seus familiares. Uma vez tomada a decisão não havia como voltar atrás.
Por fim Raabe possuía discernimento espiritual. Reconheceu a disparidade entre o Deus de Israel e os outros deuses a quem ela e seu povo serviam. O Deus de Israel era supremo - não compartilhava com ninguém sua soberania sobre o céu e terra, como supostamente faziam os deuses pagãos - Js 2,11 - . A confissão de fé inicial de Raabe é vista no no uso do nome Javé. Sem nenhuma corroboração ou informação de seu meio ou dos israelitas, ela empregou o nome de Deus segundo sua aliança, o nome proferido a Moisés quando os israelitas saíram do Egito - Êx 3, 14 - .Em seguida mais uma vez sem nenhum incentivo de outros, agiu em função de seu compromisso com Deus e escondeu os espias. Esse tipo de fé incomum no meio do povo de Deus no Antigo Testamento é ainda mais extraordinário numa prostituta gentia.
Raabe é um exemplo de como tomar decisões certas e manter-se firme, mesmo quando isso significa opor-se aos seus semelhantes. Não é de se admirar que Deus tenha honrado a fé e coragem dessa mulher coclocando-a na linhagem do Messias. Boaz, um dos homens mais bondosos e justos do Antigo Testamento, era um de seus filhos - Mt 1, 5; livro de Rute; Lc 3- .
Deus honrou a fé e a coragem de Raabe ao colocá-la na linhagem não apenas do grande Rei Davi - Mt 1, 6 - mas também de Jesus, o rei dos Reis.
Ver
Mt 1, 5; Hb 11, 31; Tg 2, 25
Tomando decisões - I Cor 8
Heroínas -Hb 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário