sexta-feira, 29 de abril de 2011

Amamentação - Uma fonte natural de nutrição

O leite materno é a fonte de nutrição criada por Deus para o recém-nascido.Até os dias de hoje é o único meio natural para se alimentar bebês.
Após o nascimento, duas funçóes orgânicas complementares ocorrem: os seios da mãe se enchem de leite e precisam ser esvaziados e o bebê demonstra necessidade de sugar. Bebês cujas mães nãoo pudessem ou não desejassem amamentar eram entregues a uma ama de leite - mulher capaz de amamentá-lo - como no caso da filha de Faraó que usou uma ama para Moisés-Ex. 2, 7-
Nas escrituras quatro aspectos da amamentação merecem atenção:
1 - A amamentação é vista como umgratificante nperíodo de criação de laços afetivos entre mãe e fuilho - Is 66, 11.
2 - A amamentação requer um comprometimento especial da mãe para com seu filho - Is 49, 15 - Ana ficou em casa para amamentar Samuel, enquanto seu marido e sua família realizavam a viagem anual para oferecer sacrifícios ao Senhor - I Sm 1, 22-24- .
3 - O desmame da criança - normalmente por volta dos três anos -era uma ocasião de grande celebração, u m marco na vida da criança - Gn 21,8- . Após o desmame ela deveria receber ensinamentos sobre cultura e leis - Is 28, 9-.
4 - A amamentação era tida por muitos como um método natural, embora não o único, de controle de natalidade - ver Gomer, Os 2 - porque durante o período pós-parto a amamentação , em geral, inibe a ovulação.
Ver Nascimento - Jo 16
Cuidao de crianças - Jo 14
Maternidade - I Sm 1; I s49; Ez 16
Gravidez - Jz 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário