sexta-feira, 29 de abril de 2011

Joquebede - Uma mãe diligente

Moisés apresentou sua mãe como descendente de Levi - Êx 2, 1 -.Enquanto escrevia a história da sua nação, ele teve o cuidado de identificar suas origens. O marido de Joquebede foi colocadoem uma posição que o pensamento hebraico mais tarde rotulou como sacerdotal, mas até o aparecimento de Arão e Joquebede, o nome de Levi significava violência e vingança - Gn 34, 25-31; 49, 3-7 -.
O pensamento hebraico com frequencia equipara riquezas a filhos, a promessa de Des a Abraão - Gn 12, 2-. Observe a iniciativa dessa mãe levita. Ela concebeu, du a luz um filho, vendo que era formoso, tomou um cesto de junco, pondo nele o menino - Ex 2, 2-3- . Essas atitudes dnotam uma mulher de fé corajosa e centrada. Sua motivação e os resultados são esclarecidos pelo autor de Hebreus - Hb 11, 23-27- . Ela driblou o decreto que ordenava que matasse seu bebê; cumpriu a lei ao colocá-lo no rio Nilo Ex 1, 22- mas cercou-o de proteção incluindo até uma irmãpara vigiá-lo demonstrando fé -Ex 2, 3-4- .
O pensamento ocidental não consegue compreender a státicas aterrorizantes do s antigos Faraós, idólatras e corruptos sentiam desprezo pelo misterioso Deus de seus escravos israelitas. Ódio, hostilidade e trabalho árduo era uma realidade. Mesmo assim uma mulher agiu como mãe cuidadosae diligente sobrepujando a maldade que a cercava. Deus viu seu coração, ouviu suas orações e interveio a seu favor. Sua fama subsiste através de seus notáveis filhos - Nm 26, 59-. Deus honrou seu firme propósito usando um deles para libertar os hebreus da escravidão egípcia e designando outro, Arão, para sumo sacerdote. Sua filha Miriã tornou-se líder das mulheres hebréias e toda a família da tribo de Joquebede foi escolhida por Deus para liderar os rituais de adoração a ele.
Joquebede serve de modelo para as mulheres comtemporâneaspor sua coragem contagiante de temer a Deus, em vez de aos homens, e por sua fé firme nas promessas
e providência divina. O autor de Hebreus registra que Moisés saiu do Egito "não ficando amedrontado com a cólera do rei" - Hb 11, 27- e que seus pais antes dele ' não ficaram amedrontados pelo decreto do rei" - Hb 11, 23-.O importante não é tanto quem você é, mas o que você faz para enfrentar os desafios e responsabilidades que se apresentam. Joquebede cumpria seu papel de mãe com muita seriedade, criando seus filhos com consciente dedicação ao Senhor. Certamente ela deve ter sido a maior influência diante de Deus na preparação desses filhos para as enormes tarefas que o Senhor deu a cada um na liderança e libertação do seu povo.
Ver
Ex 2, 1-10; Nm 26, 59; Hb 11, 23-29
Maternidade -I Sm 1
Santidade da vida - Gn 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário