sábado, 7 de maio de 2011

As filhas de Zelofeade

O treinamneto de lei e ordem estabelecida por Deus para seu povo anteriormente escravizado, incluia orientações cuidadosas sobre a transmissão de direitos de propriedade de uma geração para a seguinte. Sob o sistema patriarcal de Israel a terra e as responsabilidades a ela relacionadas eram distribuídas para cada tribo. descendentes dos filhos de Jacó. Mas o que fazer com a herança quando não haviam nenhum filho homem?
Gileade era bisneto de José através de Manassés - Gn 48, 14-20 -. Algumas gerações mais tarde, um dos netos de Gileade teve cinco filhas e a herança da terra não condizia com os padrões legais prescritos. Neste caso a liderança de Moisés revela o interesse cuidadoso de Deus para mulheres. Primeiro elas receberam o direito de escolher seus próprios maridos. Embora as famílias dessem ou retivessem o consentimento, a noiva tomava a decisão final. A escolha dos maridos deveria ser feita dentro das tribos o que permitiria manter a herança dentro da família expandida. Otexto mostra que as filhas de Zelofeade obedeceram.
Cada filha é apresentada pelo nome - Maca, Nogla, Hogla, Milca e Tirza - Nm 26, 33; 27, 1; 36, 11 - enfatizando o fato de que Deus nos vê como uma pessoa individual e considera cada um responsável pelos privilégios de viver e contribuir para a comunidade. Além do mais as mulheres iniciaram a requisição da herança através dos canais competentesfazendo um a revisão de seu históricofamiliar - Nm 27, 1-8 - .Elas não estavam apenas requerendo uma propriedade que anteriormente pertencera a seu pai, mas solicitando aquilo que havia sido prometido. Nesse caso ,sua solicitação foi um ato de fé. Moisés seu líder divinamente designado aprovou o pedido - Nm 27, 5-7 - e elevou-as a uma posição de igualdade para com seus primos homens em termos de herança familiar.
A regulamentação da economia de Deus é sempre baseada num raciocínio saudável e integro. O espaço dedicado a estas herdeiras demonstra que Deus não confere uma posição secundária as mulheres, mas também não as eleva sobre os homens. Seu equilibrio de poder é perfeito e suas expectativas tem um própósito. Filhas devem casar-se e gerar filhos, proprietários devem zelar po suas propriedades com atenta mordomia de forma que todos se beneficiem - Nm 36, 3-4; 8. A partir daquilo que poderia parecer uma questão legal trivial, as filhas de Zelofeade nos falam das prioridades de Deus para o bem da comunidade e da segurança pessoal.
Ver Nm 27, 7; 36, 2-11
Filhos - Lc 15
Herança - Pv 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário