quarta-feira, 4 de maio de 2011

Isabel - Uma mentora espiritual

Isabel é descrita por Lucas como uma mulher de integridade e obediencia - Lc 1, 6- . Sendo filha e esposa de sacerdote, viveu uma vida reta apesar de viver em silêncio por causa de sua impossibilidade de gerar filhos. Então um milagre aconteceu.Seu marido Zacarias que servia no templo em Jerusalém foi a primeira pessoa em 400 anosa receber uma palavra vinda diretamente de Deus registrada nas Escrituras. Enquanto ele queimava o incenso um anjo lhe apareceu para anunciar que sua esposa Isabel teria um filho cujo nome seria João.
Isabel foi a primeira a reconhecer Maria de Nazaré como a mãe do Messias. Quando Maria foi visitar Isabel que estava no sexto mês de gravidez, João pulou dentro do ventre de Isabel ao ouvir a voz de Maria. isabel compreendeu imediatamente a iminência do nascimento do Messias. Que momento alegre as duas gestantes devem ter desfrutado quando a devota Isabel compartilhou sua hospitalidade e sábio conselho com sua jovem prima! Sua interação com a jovem Maria claramente identifica Isabel como uma grande mentora - Tt 2, 3-5- .
Maria partiu depois de três meses mas a alegria de Isabel continuou com o nascimento de seu próprio bebê - Lc 1, 14; 24-25 - . Não apenas Isabel concebeu miraculosamete estando em idade avançada mas Deus também mais uma vez visitou seu povo a fim de cumprir séculos de expectativa . João batista tornou-se um poderoso pregador da mensagem de arrependimento e o precursor do Messias. Jesus disse que não hjavia ninguém maior do que esse filho de Isabel - Mt 11, 11-.
Isabel poderia ter enfrentado sua velhice com um sentimento de derrota e fé decadente, mas seu espírito vibrante serve para nos lembrar que Deus cuida de cada mulher com profundo amor. Isabel confiou em Deus e ele a recompensou. Compartilhou liberalmente sua própria vida com Maria e sem dúvida alguma ensinou seu filho nos caminhos do Senhor pelo seu exemplo de fé.
Ver Lc 1, 5-25, 57-66
Envelhecimento - Is 48
Discipulado - II Rs 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário