sábado, 7 de maio de 2011

Rebelião - desobediência obstinada

A rebelião assume muitas formas e tem resultados e consequencias largamente variados.As raízes da rebelião entretanto permanecem as mesmas; pecado ou obstinada desobediência. Um espírito rebelde é aquele que não agrada a Deus. Moisés registra isso ao descrever a atitude de Corá desviando-se do Senhor. Corá e outros filhos de Levi foram muito longe - basta-vos filhos de Levi; Nm 16, 7 -Em vez de confiar no Senhore em sua soberania e justiça tentaram agir de acordocom seus próprios desejos. Criam mais em si mesmos e em suas próprias forças do que em Deus.
A rebelião pode ser diretamente contra Deus, contra os pais, contra a lei ou contra a igreja. Em última análise entretanto toda rebelião é contra Deus no sentido em que viola seus padrões estabelecidos de autoridade. Corá e seu grupo não estavam apenas em rebelião contra Moisés e Arão, mas contra o Senhor Deus - Nm 16, 11-30 -.
A rebelião sempre envolve inveja de alguém ou de alguma coisa -de uma posição, salário, amigo, parente ou mesmo do cônjugue. Corá invejava a autoridade que Deus havia dado a Moisése a Arão -Nm 16, 3 -
. Isso o levou a uma atitude de rebeldia e finalmentea morte - Nm 16, 32 - . Devemos guardar cuidadosamente nossos corações e nossas mentes em cada desição que tomamos e em cada objetivo que tentamos atingir, perguntando-nos se estamos honrando a Deus ou lutando para exaltar e agradar a nós mesmos.

Ver Lc 15, 11-32
Autoridade - Jo 19
Filhos - Pv 22
Obediência/ Submissão - Tg 4; I Pe 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário