segunda-feira, 23 de maio de 2011

Casamento - Um compromisso público

Nos tempos bíblicos o tempo de noivado ou compromisso de casamento era gasto com os preparativos - o noivo preparando um casa para sua futura esposa e a noiva preparando o enxoval e a si mesma.Quando chegava a hora do casamentoser consumado o noivo ia a casa da noiva - muitas vezes num horário não anunciado -para companhá-la até a casa deleonde encontravam os amigos das dus famílias conforme arranjo feito pelo noivo e não pela noiva - ver Jz 14, 5-11; Mt 25,1-13- . As comemorações do casamento normalmente se estendiam por uma semana durante a qual o noivo e a noiva se vestiam e eram tratados como realeza entre festividades e o recebimento de presentes - Gn 29, 27; Jz 14, 12-18; Jo 2, 1-11 - .
Nos dias de hoje os casamentos vão de cerimônias formais solenes a reuniões informais e particulares.
O tipo de cerimõnia não é necessariamente importante, mas esses critérios bíblicos são:
1) O casamento deve ser instituído em nome do Senhor Jesus - Mc 10, 9.
2) Deve-se dar graças a Deus - Cl 3, 17. Um casamento deve ser um tempo de adoraçãoe celebração do compromisso assumido por cada cônjuge, alicerçado no amor de Deus.
Casamenetos são muito mais que lindos vestidos, ajuntamento de pessoas e decoração dispendiosa. Um casamento é um tempo de compromisso. Deve incluir adoração e graças a Deus bem como a celebração da maravilhosa benção que Deus concede ao noivo e a noiva.
A cerimônia de casamento é o momento apropriado para refletir no exemplo de amor incondicional que Deus demonstrou - Rm 5, 8-. O casal deve comprometer-se a seguir ao Senhor em sua vida doméstica independente das circunstãncias que surgirem e até que a morte os separe - Mt 19, 6- . A importância de manter essa união permanente vem do fato de que os votos não são meramente entre um homem e uma mulher mas incluem o próprio Pai celeste. Além disso esse compromisso é moldado no compromisso de Cristo com sua Igreja -Ef 5, 21-23-.
Ver Gn 2, 15-25;
Celebração e festas - Êx 10
Noivado - Mt 1
Casamento - Gn 4; 2 Sm 6; Pv 5; Os 2; Am 3; Jo 2; 2Co 13; Hb 13
Tradições - I Sm 7
Votos - Nm 32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário